Bem conceituada na área da saúde em todo o estado da Bahia, a Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), atualmente administra 16 unidades no estado, entre elas, o Hospital Municipal de Simões Filho.
Durante entrevista recente ao Programa Panorama de Notícias, da Rádio Simões Filho FM 87.9, o presidente da fundação, José Saturnino Rodrigues, fez um balanço positivo da fundação na temporada de 2024.
"Bem, o balanço é um balanço bem positivo com relação ao ano de 2024, a gente manteve os serviços, as licitações que a gente tinha, as unidades que a gente tinha em 2023, como exemplo, o Hospital Espanhol, que até aumentou o número de leitos agora esse ano, e a gente completa agora em torno de mil e quase mil e duzentos leitos., sendo 90 leitos de UTI. Desses 90 leitos de UTI, são 60 adultos e são 30 de pediatria, isso na verdade deu uma arrumada muito grande nas UPAs, aqui dentro da região metropolitana e até algum do interior que a gente consegue transferir para cá. É muito importante essa unidade, ela é uma unidade clínica de alta complexidade e muito positiva para a população. Só para dizer que Simões Filho, inclusive, foi muito beneficiado com essa questão do hospital, recentemente, há uns 20, 30 dias atrás, só da UPA, em um dia eu tirei dois pacientes que estavam aqui e levei para o Espanhol", afirmou.
A Fabamed administra também os 10 leitos de UTI instalados no hospital.
A Coordenadora da UTI, Drª Isabel Mendonça, falou sobre sua felicidade em coordenar a unidade.
"Diante do meu currículo e do meu acervo profissional, eu fui convidada exatamente para essa característica de desafio de poder, inclusive, instruir, preparar e cuidar dessa população. E tem sido, assim, crescente, gratificante, a cada dia a gente vai aprendendo, vai crescendo, vai se somando e é bacana poder perceber esse filho, se assim podemos dizer, já com três anos, né, com tanta expressão de maturidade, de compreensão, de respeito nessa população. É muito gratificante", explicou.
A coordenadora explicou a rotatividade nos 10 leitos.
"Perfeito. Aproveitando para dizer que nós conseguimos, inclusive, ocupar nas nossas estatísticas desse ano, acima de 80% do preenchimento dos leitos da UTI. Isso se traduz que nós tivemos pacientes que precisaram entrar e que foram tratados. Ok. Quando você nos pergunta quando que isso se roda, é porque nós temos critérios, que eles chamam tabelas e que se chamam scores, que faz a gente poder fazer exames e checar como esses sistemas estão funcionando. Quais são esses sistemas? O sistema nervoso central, o sistema o respiratório, o cardíaco, o urinário, o nutricional e o metabólico. Então, quando a gente faz todo esse checklist e esse organismo está equilibrado, é o critério de alta. Aproveito assim para dizer que com esse mesmo leito de UTI, com uma taxa de ocupação de acima de 80%, nós conseguimos rodar 6 pacientes no mês por cada leito. Nós temos tudo isso computado. Então, veja que não são só 10 leitos, nós conseguimos tratar uma população da melhor forma possível e com um tempo mais abreviado, dando essa devolução de uma saúde em qualidade", explicou.
Os 10 leitos de UTI completaram três anos de funcionamento no último dia 06/12 com um total de 1.400 pacientes que já passaram pela unidade.
Por Ataíde Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário